sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ame o próximo como a ti mesmo...


Vou tratar de um assunto polêmico, porque acho que depois do que li e ouvi precisa e merece. Do capítulo 22 do evangelho de Mateus, versículos 37 a 40 se retiram os seguintes ensinamentos:

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."

Amarás a Deus sob todas as coisas. Essa parte ok, já sabemos. E o próximo como a ti mesmo? Quem ama o próximo como a si mesmo o aceita, o respeita, aprende o melhor dele para melhorar a vida e a si mesmo a partir do outro. Caso esse mandamento fosse mesmo seguido, vocês acham mesmo que a gente precisaria discutir que homofobia é crime? Ao mesmo tempo que tantas outras coisas são de verdade crime? 

Sinceramente, gostaria de perguntar algumas coisas às pessoas que defendem o casamento apenas de pessoas do mesmo sexo:
- Deus, justo e misericordioso, deve levar ao fogo do inferno um homem ou uma mulher que apenas se identifica mais com um biótipo do que com outro?
- Em sua ampla e infinita misericórdia, nosso senhor Jesus Cristo deve julgar casais que adotaram crianças abandonadas considerando a ação por ter sido feita por pessoas do mesmo sexo e sem considerar a mudança na vida de crianças abandonadas?

Eu acho uma grande besteira dizer que há versos no livro de Levítico e em outros bíblicos comentando a homossexualidade. Afinal de contas, a Bíblia, livro antigo que é, foi traduzida em milhares de línguas por diversos povos e modificada de acordo com a relação desses povos com seus respectivos tempos. Se fossemos seguir tudo o que a Bíblia fala, nós, mulheres, precisaríamos passar os dias de nossas menstruações e os 7 dias seguintes isoladas do mundo, sem falar com ninguém, pois "tudo o que a mulher tocar será impuro", como diz, aliás, o mesmo livro de Levítico. Imaginem só que beleza passar 14 dias do mês trancada em algum lugar sem falar ou tocar nada nem ninguém. Certíssimo, né?!

Nos últimos meses presenciei algumas lamentáveis declarações ignorantes e homofóbicas por parte de alguns familiares. Mas antes deles, milhares de gays foram banidos de círculos sociais e tiveram dedos apontados para suas faces em julgamento. Onde está esse amor que deve ser de igual tamanho ao próximo e a si mesmo que não vê que as diferenças entre gostos e opiniões são uma das coisas mais belas que a diversidade humana consegue nos oferecer? 

O que seria do azul se todos gostassem do verde? Será que é tão difícil respeitar e entender que o jeito que uma pessoa vive não tem que influenciar mais ou menos na sua maneira de ver?

Para finalizar, deixo aqui um link maravilhoso do Dr. Drauzio Varella que pode esclarecer um pouco mais essa questão, já que infelizmente ainda existe tanta dúvida.

http://drauziovarella.com.br/sexualidade/gays-e-heterossexuais-incuraveis/

 Aí que bom seria se a gente pudesse simplesmente ser livre! 

3 comentários:

  1. Quando as pessoas superarem o preconceito, praticarem a empatia e o respeito ao próximo independentemente de qualquer fator.. Talvez o mundo seja um lugar melhor, as pessoas mais evoluídas e as relações sociais um pouco mais humanas.... Mas parece que isto esta bem longe de acontecer, pois as pessoas se esquecem de ter respeito e tolerância com pessoas com gostos e opniões diferentes, duas palavrinhas que quando bem vividas em relação ao próximo fazem um bem danado e são ótimas maneiras de mantêr bons relacionamentos.....
    Se Jesus nos ensinou a amar nosso próximo, que tal começarmos pelo respeito com nosso semelhante?

    ResponderExcluir
  2. Kelly, meu Deus! Não tenho o que acrescentar, você foi exata e pontual!
    Como estou feliz por existir pessoas com opiniões como esta sua!
    Obrigada por me fazer ainda ter esperanças...
    Obrigada por compartilhar ideias claras e uteis!
    Não tenho mais o que dizer... Obrigada!

    ResponderExcluir

Eu Lírico

Minha foto
Haverá sempre algo para escrever, para dizer, para mostrar, mas por agora...

Pandora

Quem procura...

Gosto pra tudo

Traduza-me

Visitas do dia